agosto 25, 2005

As castas na India

Os Dalits considerados os " intocáveis", ocupam o ultimo lugar no sistema de castas hindu. Vivem abaixo dos limites da pobreza, da dignidade e de tudo o que é injustiça neste mundo. "Intocáveis" porque, segundo a religião hindu, o contacto com eles torna-nos impuros. São cerca de 160 milhões na India, 250 milhões no mundo.
A Campanha Nacional pelos Direitos Humanos dos Dalits ghts – HRCDHR) após o seminário "Da frigideira para o fogo: a discriminação das castas no contexto global" emitiu um relatório conhecido como Black Paper, algumas das conclusões a seguir, as discrimino. O documento pode ser visto em:
http://forumsocialmundial.org.br/
-menos de 31% dos dalits têm electricidade em casa e mais de 50% vivem abaixo da linha de pobreza.

-dois-terços da população é analfabeta.
-85% não possuem qualquer terra de cultivo.
-as mulheres constantemente são violadas e sofrem humilhações.
-em apenas dois anos (de 1995 a 1997), foram cometidos mais de 90 mil crimes contra membros da comunidade dalit.
-a maior parte das vagas reservadas para a população dalit não é preenchida.

Esta foi uma Fuga triste.


12 comentários:

Anónimo disse...

Sempre que leio sobre a miseria na India lembro-me sempre de um livro que li casualmente mas que interiorizei de tal forma que ainda hoje parece que lá estive lado a lado com as personagens do livro :"Cidade da Alegria"de Dominique Lapierre, um livro não conhecido, uma narrativa simples mas carregada de emoções e tão realista na tristeza que nunca irei esquece-lo.

Francis disse...

Sem palavras...

Anónimo disse...

Olá, Vagabundo, pois é, hoje andaste por terras bem tristes. A India, já de si, é um país pobrérrimo mas o sistema de castas torna esta sociedade ainda mais miserável. Onde não há instrução normalmente não há direitos ou valores. Há poder, há violência, há ignorância e, acima de tudo, o sofrimento calado. Fica bem, amigo.

Anónimo disse...

Um mal de uma outra sociedade...
Um Abraço

Anónimo disse...

Tens razão.
Não penso que nunca devemos baixar os braços.
Um abraço

Anónimo disse...

E isto é o que se sabe...

Bjks

Anónimo disse...

E triste termos conhecimento desta
verdadeira realidade em pleno séc.XXI,mas como todos nós estamos aqui (terra)para evoluir,entao tambem estes povos têm o seu tempo para crescer,espero que nao levem muito tempo, pois 2000 anos já era tempo suficiente para se aprender algo,mas tudo leva o seu tempo.
Bjcas...Daisy.

Anónimo disse...

A realidade do mindo, que se confunde com a nossa própria realidade...
Vagabundo, obrigado por teres partilhado este post que nos faz reflectir mais sobre a "vida" longe e tão perto, numa altura em que já não se deveria ouvir falar de miséria de uma forma tão acentuada.
Bjs

Nina disse...

Triste mesmo :(

Olá :)

Conheci o teu blog através do da Francis...convido-te a visitares o meu.

Beijokas

armando s. sousa disse...

Aqui muitos assuntos que eu gosto!
Desejo-te um bom fim de semana,
Jim "Vagabundo" Morrison.
Um abraço.

Leonor disse...

pode ser uma fuga triste mas necessaria ao conhecimento de todos. a vida nao sao so poemas de amor.gostei do teu comentario no meu sitio.e vim ca ver como era o teu, rs
abraço da leonor

Anónimo disse...

Eu simplesmente estou extasiada com teu sitio e não tenho palavras pra te explicitar isso, a não ser te comunicar esse fato...tudo que vi aki é da mais perfeita inspiração e informação.
Muito bom, e muito completo teu lugar!
Abraços.