outubro 09, 2005


Sex Pistols, Nancy e Malcolm McLaren são estes os nomes que dão o pontapé de saída para o movimento Punk (prostitutas para Shakespeare) na Europa.
Algo continua (e assim deve continuar) por esclarecer:
Terão sido os Sex Pistols, um golpe de marketing por parte de Malcolm McLaren que chegou a proferir os 10 passos para criar uma fraude?
Num todo não, mas em grande parte julgo que sim, veja-se o que os Sex Pistols conseguiram, em tão pouco tempo de Fuga:
- Johnny Rotten, num Tak Show da BBC:“Fuck-You” foi o 1º. No momento seguinte os média pareciam piolhos saltitões… quem é este gajo? Perseguidos até á exaustão.
- Concertos esgotados e cancelados devido á paranóia que assolava a banda.
- A estilista Vivianne Westwood, começa a vestir os elementos da banda.
- Foram expulsos de duas gravadoras a EMI e a A & M, Richard Branson da Virgin deu-lhes a mão. (2ª versão de Malcolm?)

- “Anarch in the UK” não derruba os moralistas ingleses, mas fez frida… doeuuu!
- Os trabalhadores das editoras pela 1ª vez entram em greve, recusam-se a produzir o álbum “Nevermind The Bullocks”.
(medo de contágio)
- Lançam o Álbum “God Save The Queen” no ano comemorativo do jubileu dos 25 anos de Reinado de Isabel II. Foi banido e o seu nome nunca foi proferido nas rádios, mesmo com esta “sacanice” o álbum atinge o top britânico.

- Malcolm McLaren tenta raptar Nancy, para assim a afastar de Syd Vicius, entretanto totalmente dependente da Heroína, ambos caminhavam para a auto-destruição.
-Nancy aparece esfaqueada num quarto do Hotel Chelsea, em N.Y.. Syd Vicius é acusado de homicídio. Dias depois após Richard Branson ter pago a fiança, Syd morre de overdose. Por esclarecer continua a duvida se foi suicídio ou acidente.
Findam os Sex Pistols, continua o seu legado, o PUNK: palavra que figurava nos dicionários da época como sendo “ pessoa desordeira, inútil, obsoleto e sem valor”, após o reino dos Sex Pistols:

“ estilo de musica muito alta, agressiva a vibrante, originária do final da década de 70 e associada com protestos contra o status quo e contra o sistema”
(Fonte: Oxford Advanced Learner´s Dictionary)

Eu chamo-lhe a negação de todas as formas de co-existência.
Aos 16 anos enfiaram-me com "God Save the Queen" pelo cérebro dentro.
Memórias, leituras e alguns apontamentos muito Vagabundos.

48 comentários:

susana disse...

1º comment! yupieeeeeee! lol
k tenho eu a dizer? eles foram o ínicio da era rebelde......


post muito bom

Fragmentos Betty Martins disse...

Faziam verdadeiros barracos televisivos. Nada mais era que golpes de marketing responsáveis pela consolidação de um novo tipo de música, de uma nova forma de protestar, de se colocar diante de uma sociedade em que muitos não se enquadravam. Foi o acontecimento que marcou o início da carreira de uma das mais incendiárias bandas do rock and roll os - Sex Pistols.

Beijinhos

vero disse...

Pois é sempre "melosa2..como eu costumo dizer, sou uma romântica incurável...
Beijinhos***
:)

Mónica disse...

Tudo tem de começar de açguma maneira e eles foram o começo duma nova forma de encarar as coisas

Obrigada pela visita.

A subida à montanha não é mais do que conseguir chegar do coração até à cabeça.
Pois a felicidade só depende de nós.

:)

Su disse...

gosto de passar por aqui e ler.te, fico informada e repito gosto de ler-te
... e eu sou punk em relação ao status e ao sistema
jocas maradas

Anónimo disse...

...A energume (sem obsessão ou possessão) agradeçe; Por hoje é só; Agasalha-te bem, meu nobre vagabundo; PIU!

Cristina disse...

gostei de ler, nunca gostei do movimento punk, mas aprender é sempre bom ;)

Miguel disse...

Eh Oh, Let´s Go ...!
Anarchy Forever!

Boa Semana e Bjks da Matilde

Vagabundo disse...

Não há que lamentar Salsapica!!! Gostos são gostos.
Eu próprio tb não sou mt apreciador do movimento Punk, até pk era mt jovem qd o mesmo surgiu.
Mas, bem cedo comecei a ouvir todo o genero de musica que nasceu antes de mim e tudo o que se fez após, terminando talvez no final da decada de 80, daí pra frente muito pouca coisa!
Abraço Vagabundo

Anónimo disse...

Obrigada pela sua visita ao meu blog e pelas palavras doces que lá deixou. Achei os posts muito interessantes sobretudo este. Beijos!

Português desiludido disse...

Carlos! grande tema! Já i que não brincas em serviço!
1 abr
pedro

Anónimo disse...

Belos tempos...

Maria Carvalho disse...

Não dá para comentar, porque eu vou aprendendo aqui no teu blog, além de ser doutra geração...não percebo lá muito de música! Só posso dizer que tenho gostado do que tenho lido, e que acho óptimo que continues!! Beijinhos grandes

Anónimo disse...

A geração dos "Sex Pistols",que na altura deu muito que falar e seguiu mundo fora. Beijinhos.

Anónimo disse...

Meu nobre vagabundo, independente/ do gosto que se tenha por este tipo de música, podemos sempre dizer que os Sex Pistols foram os revolucionários da musica pop inglesa (e mais tarde, do mundo) e os inovadores de um estilo de musica que marcou uma geração; P.S. - As peninhas "valem" muito a pena;

Diabo da Tasmânia disse...

Ainda está para chegar o dia em que se reconhecerá a importância histórica dos Sex Pistols.
Pode não ter sido onde tudo começou, mas foi com eles que muita coisa começou na música (e porque não, nos comportamentos sociais).
Independentemente das preferências musicais pessoais, são uma banda incontornável no universo musical.
Mais do que a sua própria música a sua relevância manifesta-se em todos quantos neles se inspiraram (e são bem mais do que o chamado 'movimento punk').
Reza a lenda que no seu mítico concerto em Machester as cerca de 40 pessoas que assistiam ali tiveram o incentivo para criar a suas próprias bandas (e lá estavam os primórdios dos Joy Division, depois New Order, dos Simply Red... e muitos outros)
O que eles fizeram outros podiam ter feito? Porventura... mas foram eles que o fizeram primeiro!

Ricardo Fonseca disse...

Não, não é uma banda que musicalmente me agrade muito, MAS, sim, eles foram muito grandes, tão grandes que (como disse o amigo Diabo da Tasmânia) estão no âmago de muitas, e também elas, bandas lendárias...

Anónimo disse...

Oi Vagabundo da minha Ria.
Mais ou menos trinta anos não é?!Mais uma marca de uma geração, inseridas nessa geração estão pessoas que gostam e outras que não gostam, eu pessoalmente não gosto muito.Mas não gostando da gritaria apoio a revolta.E pessoas que gritam a revolta permitindo uma mudança para melhor, acordando as mentes adormecidas só pela mensagem já são bem vindos.Beijinho.

Isabel Filipe disse...

Gostei de ler...

e de ficar a conhecer alguns pormenores que desconhecia...

Bjs

Fiona disse...

Obrigada pelos teus comentários ;).

Bjinhos*

armando s. sousa disse...

Olá Vagabundo,
Concordo com o teu texto, no entanto ainda hoje gosto muito de ouvir os Sex Pistols, especialmente o disco "Nevermind the Bullocks". E o tema do Sid Vicious "My Way", uma versão da super conhecida música do Sinatra, figura nas minhas músicas preferidas. Os Sex Pistols no fim de tudo foram uma versão soft de Marilyn Manson e indiscutivelmente muito melhores, aliás sem comparação possível a qualidade musical de uns e outro.
Um abraço.

Francis disse...

Sex pistols? Na. Só sex!
Não os curti muito. Fala-me de Deep Purple :-)

Nina disse...

Desculpa a minha ausencia neste teu canto.

Considero o teu blog um bom Momento de Informação ;)

Hoje deixo um Beijo Grande :)

wind disse...

Muito bom post:) Contas as coisas bem e sem grandes floreados.

mfc disse...

Esta música não faz muito o meu género... mas gostos não se discutem!

Caiê disse...

Hey, nã ouvia falar dos Sex Pistols há imenso tempo!
wow, bela volta que vim dar aqui! :)

GNM disse...

Gostei imenso de conhecer o teu blog!

Especialmente o teu post sobre William Blake, grande poeta que tem sido amordaçado entre nós!

Continua a vagabundar!

Pedro Nobre disse...

EU JÁ LÁ FUI E GOSTEI... O teu blog está sempre em alta...

Anónimo disse...

Não fazem, de todo, o género musical que aprecio mas reconheço a importância que tiveram na revolução musical de uma época. E fiquei bem mais informada :)
Beijos

Anónimo disse...

Desculpa, o anónimo do comentário anterior sou eu :))

Menina Marota disse...

Pois é... mas eu sempre apreciei música calma e romântica... não tenho emenda!!

Abraço ;)

Vagabundo disse...

Está pensado Morrison... em breve mt em breve.

Abraço Vagabundo

Mocho Falante disse...

Tenho a confessar uma coisa, comecei a vir aqui há pouco tempo e de facto este blog vai-me ensinando coisas que de facto me passavam ao lado. Por causa de ti ando louco a sacar mp3 de janis joplin que não conhecia (desculpa a franqueza e a ignoraância).

Por isso tás feito vou passar a vir aqui sempre beber mais informação

Carla disse...

:)
Bjx

mfc disse...

Boa tarde... sou o 42º...mas repetido!

Anónimo disse...

As pistolas do sexo deram foi tiros nos pés (dos outros, claro!...)e depois deram de frosques deste paraíso a que ainda alguns de nós teimam em chamar de "Terra"... e o Syd nem sequer precisou de Syda... bastou-lhe o Vicious, rôda-se! AH!... Venha lá o Jim!!!

Isabel Filipe disse...

passei e desejo-te um

bfds


bjs

CLÁUDIA disse...

Mais dois posts fantásticos: o dos Sex Pistols e, principalmente para mim, o da GRANDE Janis Joplin...

Aproveito para desejar um excelente fim de semana. Beijo ***

Anónimo disse...

Sex Pistols....
Já nao sao do meu tempo..eheh

Português desiludido disse...

Prefiro o sex às pistols.
1 abr
Pedro

Anónimo disse...

Bem, só a gravura fala por si só. Beijos e bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Bom fds, meu nobre vagabundo. Tens visto a "minha" chuva por aí?

Carla disse...

Bom fim de semana Bjs vagabundo
:)

Cristina disse...

vim deixar um beijinho e desejar uma boa semana
:)))

RD disse...

alô amiguinho!
também te vim dar uma beijoca e agradecer as palavritas. tens andado atento. obrigado :)

Lilis disse...

Cineclube de Olhão, dia 12 de Outubro de 2005. Uma quarta-feira à noite já perdida no tempo, revisitei o movimento Punk no filme de Julien Temple : "SEX PISTOLS - O FILME!(The Filth and the Fury)".
Abraços

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

Anónimo disse...

Best regards from NY! Lipitor pharmacitical Merlot persian ivory lt green area rug 3 provigil fibromyalgia Aripiprazole antidepressant Can you virus scan across network Removing stuck contact lens Compare digital camera brands