dezembro 03, 2005

Ao Brazão, um Rasta

Havia sido cumprida a profecia de Marcus Garvey.
Ras Tafari Makonnen é coroado Imperador da Etiópia, passando a chamar-se Hailé Selassié I. É crença dos rastas que Hailé Selassié I, é descendente do Rei Salomão e da Rainha Makeda.
A filosofia Rastafari começa a ser propagada pelo mundo e principalmente junto dos negros Jamaicanos e da sua comunidade em Fuga pelo Mundo. BOB MARLEY foi um desses negros. Marley vivia na favela Trench Town (Cidade do Esgoto), assim chamada por ter sido construída sobre as valas de drenagem dos esgotos de Kingston, um cenário de pobreza e injustiça social.
O cenário ideal para Marley, Bunny e Peter Tosh porem em pratica uma filosofia de música que é influencia por uma filosofia de vida "O Rastafari é um Revolucionário, não se intimida, não aceita ser comprado. Luta sozinho com a sua música" Bob Marley.

O movimento dos Rastafari estava no auge, quando Sua Magestade Imperial o Imperador Hailé Selassié da Etiópia, visita a Jamaica num claro incentivo á redenção e á libertação.
A 5 de Dezembro de 1976 Marley anuncia um concerto gratuito em Kingstone, como forma de criar uma necessidade de paz nas ruas onde a desordem era total, restos da violência social deixada em testamento pelo Imperialismo Espanhol e Inglês."Quando me lembro do estalar do chicote, o meu sangue fica gelado, lembra-me um navio de escravos, quando brutalizavam a minha alma" Bob Marley.
Nesse mesmo dia o Governo Jamaicano é acometido por uma micose verbal, e marca eleições para o dia 20. Na tarde do concerto Bob Marley sofre uma tentativa de assassinato. ( humm… Scotland Yard? CIA? Há quem diga que sim!)
Apesar de uma breve aparição Marley sobe ao palco numa clara provocação aos seus agressores "O governo transfere para o povo toda sua fúria e sofrimento"Bob Marley.
No ano de 1978 Marley volta à Jamaica com "One Love Peace Concert", nesse mesmo ano recebe a Medalha da Paz pelas Nações Unidas, para no final do ano visitar pela 1ª vez a Etiópia, o seu Lar espiritual, o Lar Rastafari.
Em 1980 Marley é o convidado de honra nas cerimónias de Independência do então libertado Zimbabué.
Em Maio de 1981 vitima de cancro, Marley parte para ZION. "Já estive aqui antes e voltarei, ainda não terminei esta viagem" Bob Marley
Bob Marley e os Wailers são a ligação do Rasta com o reggae, no entanto isso não significa que todo o reggae tenha por base a Filosofia Rastafari.
Rita Marley tenta a todo o custo, transferir os restos mortais de Bob Marley para a Etiópia. Perdi-me na noticia que é de Fevereiro de 2005.

"A cura de uma Nação. Erva como fruta. Mantenha-se saudável e com a mente alerta"Bob Marley.

Fugas do Vagabundo