outubro 30, 2005

SONS PARA OS DEUSES


Quando Adrian Maben, propôs aos Pink Floyd a ideia de fazer um filme, eles apenas exigiram: nada de dobragens, não queriam publico e desejavam que a banda fosse parcialmente fimada em obscuridade. Surge então a ideia de fazer o filme nas ruinas de Pompeia, em Itália. As autoridades italianas, apenas exigiram a redução dos décibeis, talvez com receio de uma nova desaparição de Pompeia, uma vez que a mesma esteve suterrada durante 1700 anos, devido a uma erupção do Vesúvio em 79 dc.
Em Outubro de 1971, iniciam-se as gravações de "Pink Floyd At Pompeia", espectadores de outras eras observavam em silêncio, Plinio, O Velho encontrava-se entre eles.

Fazem-se ouvir as primeiras notas de "Echos Part I", a banda envolvida por toda a grandeza do anfiteatro, encaminha-nos para uma viagem pelos sons psicadélicos. Com o uso das técnicas do eco e com imagens da cidade em ruinas Echos transporta-nos para uma obra sem precedentes, para depois Roger Waters gritar num tom armonioso alternando com o diabólico " Careful With That Axe Eugene" fundindo as imagens da banda com imagens dos habitantes petrificados da cidade.

Em" One of This Days" Nick Mason prova a quem tem dúvidas, porque é um dos maiores bateristas da história, delicia-nos com uma viagem de seis minutos, dando a entrada a Gilmour que, sentado na arena com a guitarra entre as pernas, leva-nos para mais uma viagem sonora pelo psicadelismo puro em "A Saucerful of Secrets".

Waters dá voz a " Set the Controls for the Hearth of the Sun".(fazendo-me lembrar o motivo porque não aprecio a era pós Roger Waters) enquanto Richard Wrigth faz estremecer o frágil anfiteatro com sons electrocutantes.

Com Waters na guitarra, Gilmour na harmónica, "Whithe Dog?" interpreta um Blues, de tão majestoso que é, não o consigo descrever. A voz que emana da garganta de "White Dog" é perfurante e real.

O filme termina no sentido inverso de como começou com a banda desaparecendo lentamente por entre as ruinas da cidade e interpretando "Echoes Part II".

Toda a mescla de interpretações que aqui deixo, não seria possivel sem a contribuição da Daisy, que recuperou para as novas tecnologias a versão original que obtive em 1979, durante uma Fuga Vagabunda.

Vagabundo

outubro 23, 2005

Antonin Artaud

Vagabundo marginalizado e intolerado, foi um dos impulsionadores do movimento surrealista juntamente com André Breton e outros não menos importantes. Artaud fez tudo o que se pedia a um surrealista: actor, teatro, pintor, Louco, poeta, ensaios, palestras, cinema, a busca da satisfação e do desejo. Após todo este processo criativo e de toda a merda o ter criticado, parte para a América Central, em busca do Iage (mais um). Com ele veio a visão do resto da sua Fuga: sofrimento, abandono, doença, esmola e morte. Internado durante nove anos em vários hospícios, (1937-1946), a sua obra nunca parou de crescer, escreveu freneticamente até que André Breton, Jean Paul Sartre, Picasso, Albert Camus, Simone de Beauvoir e mais alguns Vagabundos, conseguiram "resgatá-lo" aos perfuradores de cérebros, (psicanalistas), que Artaud tanto odiava. Morreu em Março de 1948, com um sapato na mão.
" Acabar com o Julgamento de Deus" foi a ultima Fuga de Artaud, programa de rádio, que no dia seguinte à sua gravação foi proibido de ir para o ar, vindo a ser emitido apenas em circuito fechado.

" Srs. Reitores,
Na estreita cisterna que os Srs. chamam Pensamento, os raios espirituais apodrecem como palha".
In Escritos de um Louco (bv)Carta aos Reitores das Universidades da Europa.

" O mundo é o abismo da alma. Papa caquético, Papa alheio à alma, deixa-nos nadar em nossos corpos, deixa as nossas almas para as nossas almas, não precisamos da tua espada de claridades"
In Escritos de um louco (bv) Carta ao Papa.

" Dá-nos um Espírito sem hábitos, um Espírito verdadeiramente congelado dentro do Espírito,
ou então um Espírito com hábitos mais puros, os teus, se forem bons para a liberdade"
In Escritos de um Louco (bv) Carta ao Dalai-Lama.

" Não admitimos que se trave o livre desenvolvimento de um delírio, tão legítimo e lógico quanto qualquer outra sequência de ideias e actos humanos. Os Loucos são as vítimas individuais por excelência da ditadura social: em nome dessa individualidade intrínseca ao homem, exigimos que sejam soltos esses encarcerados da sensibilidade, pois não está ao alcande das leis prender todos os homens que pensam e agem".
In Escritos de um Louco (bv) Carta aos Directores de Hospícios.

Desde já fica a advertência que quem tiver a devida coragem de lêr Antonin Arnaud, corre o risco de ser "alcunhado " de Louco, se tentar imitá-lo, estará a um passo do Hospício. As mentes opacas que (pensam?) correr estes riscos , serão assoladas por uma
terrível diarrhoea mental.

Vagabundo

outubro 15, 2005

William Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouac



A Fuga destes três Vagabundos foi o inicio da criação de um Movimento de Escrita, Discussão, Sexo, Leituras, Discórdia, Drogas, Jazz, Contestação, Álcool e On The Road. Há quem lhe chame a Geração Beat. Tanto Faz!!! Tiveram como companhia Gregory Corso, Neal Cassydy, Hal Chase, William Carlos William, Lawrence Ferlingheti e muitos mais.

- Quando em 1956 Ginsberg expulsa da sua mente alucinada o "Uivo" (b.v.), sendo logo apreendido pela polícia de S.Francisco, catalogado como obsceno e pornográfico, Kerouac (des)enrola o rolo de trinta páginas de "On The Road" (b.v.) escrito em apenas três semanas onde relata as suas viagens por toda a América e Burroughs cóspe " Naked Lunch" (b.v.), onde denuncia de uma maneira cínica e depreciativa a sua visão da sociedade, inicia-se o que estes Vagabundos à muito procuravam: uma "revolução literária feita por leitores que se tornaram autores e vagabundos ".
Estavam assim lançadas as sementes para o que estava para chegar: A contra-cultura dos anos 60 e 70.

William Burroughs, Cartas do Yage - "Fiquei sentado lá (após ter bebido uma dose de chá) esperando o efeito, e quase imediatamente tive o impulso de dizer: não foi suficiente quero mais".
( yage: droga telepática-alucinogénica e expansiva da mente, usada pelos índios da América Central)
Allen Ginsberg antes de morrer "Pensei que iria ter medo mas estou animado"
Jack Kerouac, On The Road - "As nossas malas estão na estrada de novo. As estradas eram mais longas, mas não importava. A estrada é a Vida".

Kerouac morre em 1969, aguardou 28 anos por Ginsberg, 4 meses depois é a vez Burrouhgs, reunindo-se assim os três Vagabundos, em volta da mesa de chá, que entretanto Kerouac manteve posta.
Vagabundo

outubro 09, 2005


Sex Pistols, Nancy e Malcolm McLaren são estes os nomes que dão o pontapé de saída para o movimento Punk (prostitutas para Shakespeare) na Europa.
Algo continua (e assim deve continuar) por esclarecer:
Terão sido os Sex Pistols, um golpe de marketing por parte de Malcolm McLaren que chegou a proferir os 10 passos para criar uma fraude?
Num todo não, mas em grande parte julgo que sim, veja-se o que os Sex Pistols conseguiram, em tão pouco tempo de Fuga:
- Johnny Rotten, num Tak Show da BBC:“Fuck-You” foi o 1º. No momento seguinte os média pareciam piolhos saltitões… quem é este gajo? Perseguidos até á exaustão.
- Concertos esgotados e cancelados devido á paranóia que assolava a banda.
- A estilista Vivianne Westwood, começa a vestir os elementos da banda.
- Foram expulsos de duas gravadoras a EMI e a A & M, Richard Branson da Virgin deu-lhes a mão. (2ª versão de Malcolm?)

- “Anarch in the UK” não derruba os moralistas ingleses, mas fez frida… doeuuu!
- Os trabalhadores das editoras pela 1ª vez entram em greve, recusam-se a produzir o álbum “Nevermind The Bullocks”.
(medo de contágio)
- Lançam o Álbum “God Save The Queen” no ano comemorativo do jubileu dos 25 anos de Reinado de Isabel II. Foi banido e o seu nome nunca foi proferido nas rádios, mesmo com esta “sacanice” o álbum atinge o top britânico.

- Malcolm McLaren tenta raptar Nancy, para assim a afastar de Syd Vicius, entretanto totalmente dependente da Heroína, ambos caminhavam para a auto-destruição.
-Nancy aparece esfaqueada num quarto do Hotel Chelsea, em N.Y.. Syd Vicius é acusado de homicídio. Dias depois após Richard Branson ter pago a fiança, Syd morre de overdose. Por esclarecer continua a duvida se foi suicídio ou acidente.
Findam os Sex Pistols, continua o seu legado, o PUNK: palavra que figurava nos dicionários da época como sendo “ pessoa desordeira, inútil, obsoleto e sem valor”, após o reino dos Sex Pistols:

“ estilo de musica muito alta, agressiva a vibrante, originária do final da década de 70 e associada com protestos contra o status quo e contra o sistema”
(Fonte: Oxford Advanced Learner´s Dictionary)

Eu chamo-lhe a negação de todas as formas de co-existência.
Aos 16 anos enfiaram-me com "God Save the Queen" pelo cérebro dentro.
Memórias, leituras e alguns apontamentos muito Vagabundos.

outubro 03, 2005

Janis Joplin - A Rainha dos Blues

27 ANOS DE VIDA

Decorre o a ano de 1970, gravava então Janis o álbum "Pearl", quando em 2 de Outubro, assinou o testamento e marcou data para o seu casamento, no dia 4 do mesmo mês Janis é encontrada morta no quarto de hotel.
Afirma-se que as causas da morte de Janis foram o álcool, a heroína e as anfetamanias. Não poderemos esquecer a solidão que acompanhou a sua curta vida. A suas Fugas foram dirigidas aos Blues Cósmicos, isto sim foi a sua vida, mas a verdade só ela sabe, pois só ela a viveu.
Janis encantou toda uma geração, viveu a vida como ninguém tinha ousado fazer. A paixão com que cantou Blues, maravilhou toda a geração de 60 e 70, prolongando-se até hoje.
Janis explodiu prós Blues durante o Festival de Monterey, nem a actuação apocalíptica dos The Who bem como a explosão da guitarra de Jimi Hendrix, conseguiram ofuscar aquela “menina” frágil e dócil. Surgia assim, a primeira reencarnação feminina do delírio colectivo de toda uma geração.

Li algures, que a família de Janis já autorizou a realização de castings (que palavra de cáca) “ Search for the Pearl “como se isso fosse possível – com a intenção de seleccionarem alguém que substitua Janis numa torne com as três bandas que a acompanharam. Já tentaram o mesmo com o Doors, e veja-se o que foi.

«Estou nesta vida para me divertir e vou curti-la ao máximo» Janis Joplin
«No palco faço amor com 25mil pessoas, depois vou sozinha para casa» Janis Joplin
«Janis Joplin canta blues com tanto sentimento como uma negra» BB King
«Fiquei chocada, pois nunca tinha ouvido uma rapariga branca cantando blues (sobre da actuação de Janis no festival de Monterey)»Michelle Phillipps

Janis Joplin partiu em Fuga há 35 anos, juntando-se a Jimi Hendrix, que tinha partido no mês anterior. Em Julho de 1971 Jim Morrisson junta-se-lhes, ficando assim completo o trio de Vagabundos.

Fugas Vagabundas