dezembro 21, 2009

dezembro 15, 2009

Moçes têmosos que na desistirem! IRIS

Decorria o ano de 1979 quando 4 moçes, movidos pelo bichinho do Rock, decidiram formar a Banda Íris. Rapidamente se adivinhou que algo estaria para acontecer no panorama musical Algarvio, vindo mais tarde a verificar-se que não ficariam por aqui.

1995 - "Vão Dar Banhó Cão" - Disco de Ouro
1997 - "IRIS"- O single "Atira Tó’Mar", é Disco de Prata
1997 – Os IRIS, em conjunto com outras bandas da sua editora, participam no projecto "Heróis do Rock", grande parte das receitas revertem a favor de Liga Portuguesa Contra a Sida, sendo atribuído aos participantes um Disco de Ouro.
1998 - O projecto "Heróis do Rock" volta a repetir-se tendo como, música de lançamento o tema "Sou Metade Sem Ti", mais uma vez grande parte das receitas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra a Sida e uma vez mais o sucesso do projecto é enorme e mais um Disco de Ouro a ser atribuído aos elementos participantes.

Decorridos 31 anos, cada actuação dos Íris é uma surpresa!

Recordo a última actuação a que assisti,em Faro, perante milhares de fãs, em que actuavam conjuntamente com a Orquestra de cordas Ensemble Petrov, quando para surpresa de todos “baixa o pano” e surge um grupo de jovens músicos Algarvios, bateristas e violas... mais de 40 músicos em palco … surpreendente e memorável.

Não há limites para o talento! Um bem-haja e estes Vagabundos Algarvios.

Página oficial da banda: http://www.iris.pt/


dezembro 13, 2009

"real poetry doesn't say anything, it just ticks off the possibilities... opens all doors you can walk through any one that suits you. If my poetry aims to achieve anything, it's to deliver people from the lim"
Jim Morrison
 

 

dezembro 04, 2009

De volta a este meu banco de jardim

Pois é... após uma fuga prolongada eis-me de regresso a este meu banco de jardim, felizmente os jornais ainda cá estão!

E para iniciar mais esta minha estadia, nada melhor o que começar por vos falar de um libertário Algarvio, falo-lhes de Julio Carrapato, nascido em Faro a 19 Julho de 1947. Autor de várias publicações, tais como Zagala (1964), História de um Clã (1965),Tempo de Alquimia (1966). Não fica por aqui.
Em 1978 abre uma livraria em Faro e funda as Edições Sotavento, tendo a mesma publicado Resposta de um anarquista aos ultimos moicanos do marxismo e do leninismo, assim como aos inumeros pintainhos da democracia(1991), Os Descobrimentos Portugueses e espanhóis ou a outra versão de uma história mal contada(1992) - por sinal um dos meus preferidos- e Uma história de figurões e figurantes:«de caras», com Álvaro Cunhal, José Eduardo Moniz e alguns mais ...(1993).
Anos após a participação activa na "Revolução Francesa de 1968", conclui a licenciatura em Ciências Políticas e Socialogia na Universidade de Paris.
Entre as muitas obras editadas, às quais mais tarde farei referência, destaco as Crónicas de escárnio e boa disposição surgido a propósito de um convite para colaborar na Revista Algarve Mais.

Resposta deste ilustre libertário à dita revista:

" Quer esta carta informal significar que aceito colaborar regularmente na sua revista, desde que os meus artigos de opinião mensais não sejam submetidos a qualquer tipo de censura e gozem de total liberdade temática - condições que, aliás, foi o senhor Director o primeiro a formular, antecipando-se com toda a espontaneidade a qualquer exigência ou desejo mais libertário. E compreende-se. Não estamos à face da Terra para sofrer ou manejar a escova da graxa. Muito pelo contário e parafraseando o Sain-Just dos tempos da Revolução Francesa, estamos aqui para tentar demonstrar que a felecidade é possivel neste mundo."
Algarve Mais