setembro 25, 2005

Charly Garcia, perigoso?


Charly Garcia, é uma das personagens mais polémicos de toda a história do rock, aproveitando a decisão do governo Argentino ao ter proibido a língua inglesa, derrubou o mito de que o rock só poderia ser cantado em inglês.
Grande parte da sua vida têm sido Fugas Malabaristas carregadas de excentricidade e por vezes com a loucura a atingir formas estranhas. Sempre disse e fez tudo aquilo que pensa, a exemplo disso, foram todas as loucuras que cometia em palco destruindo instrumentos, exibindo toda a sua "anatomia", insurgindo-se contra Bruce Springsten num concerto em Buenos Aires, disse-lhe: " Aqui na Argentina, I am the Boss", consta que Bruce ficou furioso e Charly só acalmou depois de Sting o ter massajado.
Grande parte das suas músicas foram objecto de censura, entre as quais “Botas Locas”, em 1975 foi preso com Nito Mestre no Uruguay, por a ter cantado.
Os problemas com o álcool, as drogas e o imprevisto comportamento tanto em palco como em público fazem dele persona non grata. É internado e festeja o regresso com um concerto em Luna Park, surgindo numa ambulância, como que fazendo uma sátira a todo o tempo que passou na clínica. Em 2000 depois de um concerto, atirou-se do 9º andar para dentro de uma piscina, felizmente não sofrendo quaisquer danos físicos, os psicológicos esses, não havia nada que os perturbasse.
Charly sempre se dispôs a ultrapassar os limites, sem pensar no que isso implica.


Botas Locas (alguns excertos)

"Eu formei parte de um exército
Tinha vinte anos e cabelo curto
Mas meu Amigo houve uma confusão
Porque para eles o Louco era eu
É um jogo simples ser Soldado
Eles Sempre insultando, eu sempre calado”
“Pense um momento Sr. General !
Porque eu no seu lugar sentir-me-ia mal
Eu faço parte de um exército louco
Eu faço parte de um exército muito louco
Porque para eles o louco era eu
Porque para eles o louco era eu”
(dás-te conta louco, de repente é assim)

Fugas Vagabundas

51 comentários:

Mikas disse...

Mais uma vez um artista louco. Nas tuas fugas se alguma vez encontrares um que não tenha enveredado por esses caminhos let me know.
Bom início de semana

mar revolto disse...

Olha tb estou como a Mikas, se algum dia encontrares algum, avisa-me eheheh.
Boa semana
Beijo

Anónimo disse...

Pois é,na sexta feira estive a ver (num dos canais da tv cabo)um programa sobre ele e pensei(..mais um incompreendido e que foi apelidado de louco.)será que tivemos,e continuamos a ter assim tantos loucos?quando é que vamos compreender o ser humano? e dar-lhe o devido valor.
Se por um acaso nós transmitisse-mos um pouco da nossa loucura perante a sociedade de hoje não era-mos apelidados de loucos tambem?
Beijo grande
Daisy

Vagabundo disse...

Linda Daysy... quando deres noticia de algo sobre "loucos Vagabundos", avisa dá um toque pró télélé do Vagabundo.
Bj Vagabundo

Anónimo disse...

Fica combinado, prometo que não vou esqueçer.
Beijos vagabundos
Daisy.

Fragmentos Betty Martins disse...

Carlos Alberto García Moreno, conhecido na América Latina inteira como "Charly García", nasceu em 23 de outubro de 1951.

Um dinossauro do rock argentino, com ele começou a se dissolver o mito de que o rock só podia ser cantado em inglês. Junto com Luis Alberto Spinetta e Gustavo Cerati, Charly é um dos roqueiros argentinos mais conhecidos no exterior.

Sua primeira participação em disco ocorreu quando tinha vinte e um anos, acompanhando o primeiro disco de Raúl Porchetto, Cristo Rock. Nessa mesma época formou o conjunto Sui Generis, no estilo da moda: o folk americano.

O segundo momento da sua evolução musical ocorreu em 1976, quando lançou o rock-sinfônico com a sua banda “La máquina de hacer pájaros”.

Posteriormente fundou o grupo Serú Girán, em 1978, que manteve até iniciar a sua carreira solo.

Corria o ano de 1982, e devido à guerra das Malvinas, o governo havia proibido a difusão de músicas em inglês. Isto deu um impulso na produção fonográfica argentina, e Charly foi um dos mais favorecidos, lançando “Yendo de la cama al living” álbum que contém a controversa canção "No bombardeen Buenos Aires".

Parabéns pelo post.

Um beijo

Su disse...

gostei do post
gostei do blog
jocas maradas

CLÁUDIA disse...

Mais uma visita e mais aprendizagem...
Acho que já tinha ouvido algures uma alusão ao personagem sobre o qual postaste desta vez, mas não sabia nada de concreto como fiquei a saber depois de vir cá.
Mais uma existência conturbada e interessante.

Obrigada pelos votos de boa semana. Para ti também... Beijo ***

Carla disse...

Todos nós temos um pouco de loucura... bem afinal uns mais que outros...
Gostei do post
Bjs

Anónimo disse...

A atitude que ele teve com o Bruce Springsten fez-me sorrir.
Quem ultrapassa os limites nunca pensa no que isso vai implicar, o que interessa é aquilo que o move, é preciso coragem e não se importar como vai acabar a sua "cena em palco".

vero disse...

Ao entrar no meu blog deparei-me com a quantidade de comentários carinhosos que aqui deixaram… e que me emocionaram, e agradeço-vos de coração o carinho e apoio que me deram! Pois essa força e esse carinho fizeram com k eu levantasse a cabeça e pensasse k felizmente não estou só! Por isso vou fazer os possíveis e vou tentar da melhor maneira ignorar os comentários maldosos (obscenos, melhor dizendo…) que ele tem deixado no meu blog.
A todos um muito obrigada pela força e pelo carinho!
Beijinhos de coração*

Cristina disse...

Olá vagabundo,
Cada vez que venho aqui, além de nem sempre comentar, aprendo muito com os teus posts, parabéns, és muito creativo na forma como descreves tudo
:)
beijinhu e uma óptima semana

Anónimo disse...

olá amigo,
neste momento revoltam as drogas e o álcool, pois foi isso que levou à minha recente separação do boyfriend!...ser "louco" sobre certos efeitos para mim não tem graça nenhuma, penso eu...muitos ditos génios, e excêntricos, actuavam sobre efeitos de drogas:(
queria que passasses no blog da Paulinha, que tem 18 anos, e anunciou no dia 25/09 que se iria suicidar, e até agora ainda não disse nada:( QUEM LER ISTO PASSE LÁ, PARA DAR UMA FORÇA, PODE SER QUE AINDA NÃO SEJA TARDE DEMAIS! O BLOG É http://keroemagrecer.blogs.sapo.pt/

thanks!!!
bjuxx grandes*********+++++++++

Miguel disse...

Este charly Garcia não conhecia!
Tb Quando te visito é sempre com a esperança e na possibilidade de conhecer novas "vedetas" ou "vagabundos" deste Mundo!

Boa semana e Bjks da Matilde

Isabel Filipe disse...

mais uma "coisa" nova que aprendi...

e como nunca é demais aprender seja o que for...gostei bastante...


Bjs

Francis disse...

Não conhecia. Mas para saltar de um 9º andar para uma piscina deve ser um maluco!

RD disse...

Olá Vagabundo,
Em primeiro lugar devo agradecer a tua entrada no Gado Bravo :) e, como mereces, deixar-te umas palavrinhas sobre o teu blog: uma agradável surpresa.
É bom ver que te preocupas em dar a conhecer estas personagens, umas mais "estranhas" que outras, mas todas interessantes. :)
Fica bem e beijinhos!
Rosa

Anónimo disse...

Vi há algum tempo uma reportagem sobre este senhor e pareceu-me capaz de muitas loucuras...

;-)

Bjks

Caiê disse...

vi um documentario sobre a vida de Charlie Garcia na tv, uma vez... sim, achei muito LOUCO o apartamento dele. e ele deu a entrevista pendurado do tecto e a e segunda entrevista na banheira! :)
curti imenso! :)
minhauuuuu

Maria Carvalho disse...

Obrigada pela tua visita e pelo comentário...erótico, gostei, não foi a pensar em erotismo que o escrevi, acho bonito que tenhas sentido isso! E hoje ao visitar-te aprendi mais alguma coisa, como sempre!! Obrigada, beijos

Português desiludido disse...

Grandes lições,Carlos!
Continua.
1 abr
Pedro

Anónimo disse...

oi vim aqui agradecer as palavras de reconforto que me deste adorei ler o teu comentario levantou bastante a minha auto estima obrigado... quanto a este senhor do podt nao conheco muito bem (infelixment e com mt pena minha) mas axu k ja vi uma reportagem sobre ele... beijinhox e obrigado

Anónimo disse...

Embora andes em más companhias (Charly Garcia) e sejas um vagabundo sempre em fuga, vou tentar prender-te na minha página de amigos. Não te pires, por favor. De vez em quando vou ver se ainda estás aqui. Um abraço.

Nina disse...

Passei para deixar um beijo :)

Ando em "fuga" ultimamente...sorry :)

"Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!" disse...

Vagabundo

hoje...
venho apenas agradecer
a tua gentil visita.

amanhã...
virei ler as tuas palavras,
pois já são horas de nanar
e
eu ando a fazer muitos "serões" extra.

obrigada
beijux da létinha.

Micas disse...

Não conhecia este espaço, dei uma volta por aqui e gostei imenso do vi. Voltarei com toda a certeza.

vero disse...

Olá, adicionei-te aos meus links...espero k n te importes...beijos***

susana disse...

é bom fugirmos à regra.....insurgirmo-nos contra k não gostamos.....mas há k pensar nas consequências....ultrapassar o limite pode ser doloroso....

bjs
pastora de estrelas

Anónimo disse...

Grande coragem neste texto, que me soube bem ler. Beijinhos.

Anónimo disse...

Gostei de ler. Aprendi alguma coisa e gostei de conhecer mais sobre um nome que só conhecia de ouvir falar.
Obrigada pela visita lá. Vou voltar por cá! :)
Beijos

Cristina disse...

hehe, curtida a foto :)

Nina disse...

Nota-se pela foto o pk da sua polémica :)

Beijinhooo

Fiona disse...

Obrigada pelso teus comentários. Continua a fazer umas visitas ;).

mar revolto disse...

Sorte de nós, que de loucos todos temos um pouco :)

Bom fim de semana

Beijoka

Anónimo disse...

Ai..ai.. os plágios.....

Vagabundo disse...

Muito grato ficaria este Vagabundo, se o Anónimo fizesse a gentileza de definir em que contexto enquadrou a palavra "plágio".
Porque que eu saiba, tudo o que escrevo é fruto de muita leitura, muita musica (e da boa )e alguma pesquisa, que por sinal são as minhas melhores Fugas.
Se por qualquer motivo a minha escrita não lhe agrada, com o devido respeito,NÃO LAMENTO, mas o meu "banco de jardim" estará sempre disponivel.


Vagabundo

Desconhecida disse...

obrigada pelas tuas visitas Vagabundo.

Bom fim-de-semana

Vagabundo disse...

Pensas isso tudo chronos?
Charly é uma personagem que só sabe ser apreciado por algumas mentalidades menos opacas e mais transparentes.
Abraço Vagabundo

Anónimo disse...

Boa noite, meu amigo; ao ler as histórias de vida destes individuos, não posso deixar de pensar sempre no peso da tristeza que carregam e da inadaptação a todo este mundo; talvez só a morte os tranquilize e os faça descansar. Talvez por isso a sua busca eterna na procura de estados que os sublimem e os elevem a um plano superior; quem é que, no fundo, os pode censurar?

Anónimo disse...

UAU!!!!! Consegui!!!! Só por isso levas um beijo e não uma bicadinha, meu nobre vagabundo.

Mónica disse...

Cada tolo sua loucura, eu tenho a minha e os outros tem a sua.

É engraçado vermos que afinal consegue haver alguém sempre mais louco que nós.


:)

vero disse...

Bom fim-de-semana para ti também... obrigada pelas simpaticas palavras!!!
Beijinhos***

Unknown disse...

Olá amigo, adorei o teu post, fieuri a conhecer um pouco a vida deste pobre de espirito que a unica coisa que ainda é capaz de ter é dinheiro, mas sabes n/ invejo a vida de nenhum desses seres humanos, a minha vida pode ser complicada mas vivo-a sem precisar de aditivos para conseguir into ou aquilo ou para me sentir assim ou assado em determinado momento, no fim o que são eles um corpo uma identidada e nada mais.
beijos para ti e bom fim de semana

Anónimo disse...

lol nao conhecia porque nao sou uito amante de rock mas é uma historia engraçada e a letra da musica ta excelente é mesmo uma grande critica ao exercito...
bom fim de semana

Anónimo disse...

Como se diz por cá "de médico e louco todos temos um pouco".
Neste caso aplico mais o louco.
Gostei de ler este teu artigo.
Beijinhos.

Sputnik disse...

ehehe ganda maluco:)beijos e bom fim de semana

Cristina disse...

bom fim de semana
beijinhos :))

Poesia Portuguesa disse...

É sempre um prazer ler-te!

Mesmo nesta minha "fuga" louca, não podia deixar de vir aqui ler-te e deixar um abraço de fim de semana :)

Anónimo disse...

Não conhecia Charlie Garcia, mas agora, vou ver mais alguma coisa, obrigado! Já vi alguns desenhos feitos por ele em 1991, quando esteve internado. Estes desenhos (pinturas) podem ser vistos em http://www.geocities.com/paris/4823/laobra_frames.html.
Abraço.

Menina Marota disse...

Tenho que confessar, que este não é o meu género musical...e das "loucuras" deste senhor, já entretanto ouvi falar. Mas, não teremos nós todos, um pouco de loucura? Mas desde que seja saudável...

Passei para desejar-te uma boa semana;

Anónimo disse...

Ó meu nobre vagabundo, por onde andas a vagabundear? Nalguma comitiva política? Não acredito; eles são homens de muitas palavras mas de pouca palavra. Bicadinha para ti; Eu volto!