julho 13, 2005

YAGÉ - CAAPI - AYALUASCA

A planta Banisteriopsis caapi é uma trepadeira que cresce na Amazónia e produz uma droga conhecida por vários nomes: para os índios brasileiros e colombianos ela é a caapi, enquanto no Peru, Bolívia e Equador a ayahuasca, nos Andes tem o nome de yagé, e é obtida através da fervura das cascas recém-formadas da trepadeira caapi.
De acordo com a região, outras plantas psicoactivas podem ser misturadas ao preparo de caapi, como a datura, rica em alcalóides da beladona, e a Banisteriopsis rusbyana, que contém DMT (n,n dimethyltryptamine, um poderoso alucinógeno). Depois de fervido durante horas, o equivalente a um copo de beberagem contém cerca de 400 miligramas de alcalóides, o que, segundo pesquisadores norte-americanos, é quatro vezes superior à dose necessária a uma pessoa não habituada ao uso frequente da droga. Grandes quantidades de yagé podem causar morte por envenenamento.
O princípio activo do caapi, conhecido como harmina, pode ser extraído e transformado em cloreto de harmina, droga aspirada ou mascada para produzir os mesmos efeitos da beberagem.Imediatamente após a ingestão de yagé, vomita-se; em seguida, começam os efeitos propriamente ditos: embriaguez acompanhada por alucinações e uma loucura de luzes coloridas. Também pode ocorrer insónia, perda de coordenação e vertigens. À medida que os efeitos se intensificão, as alucinações entram num grau mais avançado e o pode acontecer um aumento de visão nocturna e um desenvolvimento da energia psíquica, assim como uma estimulação dos sentidos sexuais. Um estudo realizado nos Estados Unidos afirma que "yagé em demasia pode transformar a mente num pesadelo de visões, acompanhadas por sentimentos .