agosto 26, 2005

Ian Curtis " o poeta dos desesperados"

Ian Curtis suicida-se em Maio de 1980, então com 23 anos. Nunca foi revelado o motivo da sua morte, julga-se que tenha sido por o seu problema de epilepsia estar a evoluir dia após dia. Obcecado pela morte, ao ponto de antecipar o seu próprio suicídio em algumas letras tais como In a Lonely Place, se tivesse encontrado este local, talvez hoje ainda estivesse vivo. Deixou uma carta a Deborah Curtis. Sobre esta carta tenho lido que nunca terá sido divulgada, o que não corresponde à verdade, pois tenho em minha posse uma tradução da mesma. (reencontrada após uma Fuga pelos meus papéis). Foi-me oferecida em 1982, pelo meu grande amigo Zé "Macaco", da qual passo a transcrever algumas partes.

"Para não saturar, esfacelar os olhos e a memória, ocupo-a com mais um nome. Mas há sempre um que fito e recordo mais frequentemente:SUBLIMAÇÂO."
"É terrível chegar à conclusão de que as leis, sob as quais temos regido a nossa forma de agir são falsas e infundamentadas."
"Preciso de reduzir as probabilidades de me analisar, dos erros serem cometidos e das consequentes deslocações do pensamento para recantos deprimentes. Solicito o sono."
"Não posso viver sem ti, porem estando contigo, asseguro-me peremptoriamente de que não te amo, para depois regressado à solidão do quarto masculino, rachar a parede com o clamar brutal do teu nome. É insustentável limitar o meu amor aos contornos do teu corpo e como alienação é impossível (quando ao telefone retive o desejo que sejas tu), decidi suicidar-me. Perdoa-me sou um irrecuperável malabarista da melancolia, nem a sonhar construo finais felizes."
Um Amigo
Ian Curtis

Esta foi uma Fuga cheia de recordações.

agosto 25, 2005

As castas na India

Os Dalits considerados os " intocáveis", ocupam o ultimo lugar no sistema de castas hindu. Vivem abaixo dos limites da pobreza, da dignidade e de tudo o que é injustiça neste mundo. "Intocáveis" porque, segundo a religião hindu, o contacto com eles torna-nos impuros. São cerca de 160 milhões na India, 250 milhões no mundo.
A Campanha Nacional pelos Direitos Humanos dos Dalits ghts – HRCDHR) após o seminário "Da frigideira para o fogo: a discriminação das castas no contexto global" emitiu um relatório conhecido como Black Paper, algumas das conclusões a seguir, as discrimino. O documento pode ser visto em:
http://forumsocialmundial.org.br/
-menos de 31% dos dalits têm electricidade em casa e mais de 50% vivem abaixo da linha de pobreza.

-dois-terços da população é analfabeta.
-85% não possuem qualquer terra de cultivo.
-as mulheres constantemente são violadas e sofrem humilhações.
-em apenas dois anos (de 1995 a 1997), foram cometidos mais de 90 mil crimes contra membros da comunidade dalit.
-a maior parte das vagas reservadas para a população dalit não é preenchida.

Esta foi uma Fuga triste.


agosto 22, 2005

Quem é Ariel Sharon?

Os Assassinios
Ariel Sharon nasceu em 1928, numa aldeia a norte de Tel Aviv, ainda a Palestina fazia parte do domínio britânico no Médio Médio.
-1945 integra o Haganah, organização clandestina que precedeu o exército israelita, caracterizada inicialmente como um grupo de judeus sionistas em resistência aos britânicos e aos árabes.
-1953 torna-se lider da Unidade 101, ele próprio comanda a operação contra a aldeia de Kibya na Cisjordânia, destruindo 45 casas e matando 69 moradores. As ações terroristas desta unidade incluíram tantas mortes de civis palestinos que foi necessário emitir uma ordem proibindo matar mulheres e crianças.
-1956 é acusado pelos seus superiores de insubordinação e desonestidade na campanha do canal de Suez durante a guerra do Sinai no Egito.
-1970,comandante militar no sul de Israel, Sharon reprime os palestinianos na faixa de Gaza, através de deportações em massa de famílias inteiras, chegando a abrir uma larga avenida no meio de um campo de refugiados, destruindo centenas de casas.
-1982. Invasão do Libano.Sob seu próprio comando, então ministro da Defesa de Menachem Begin (Likud), prometeu ocupar 40 km do país numa guerra que duraria no máximo 48 horas. A ocupação estendeu-se até Beirute sendo que Sharon foi considerado culpado pelo massacre de mais de 2 mil civis palestinianos indefesos, nos campos de refugiados de Sabra e Chatila localizados numa região de Beirute controlada por Israel .Após um inquérito em Israel,o mesmo concluíu que Sharon tinha responsabilidade no massacre e sugeriu que ele deixasse o cargo de ministro da Defesa.Tudo parecia indicar que as ambições políticas de Sharon estavam esgotadas, quando um de seus conselheiros disse num tom profético: "Aqueles que não querem aceita-lo como ministro da Defesa terão de aceita-lo como primeiro-ministro".
A Ocupação
- 1977 e 1981 foi Ministro da agricultura no primeiro governo do Likud e organizou o primeiro grande movimento de colonização judaica nos territórios ocupados. Sharon e o sionismo em geral, sempre viram a colonização de terras palestinas por assentamentos judeus, como a melhor forma de dificultar e impedir a formação de um Estado palestino com continuidade territorial.
- 1984 e 1990 Ministro do Comércio e Industria, supervisionou a gigantesca expansão de colônias judaicas no Ministério da Construção
- 1991 e 1992, torna-se finalmente líder do Likud em 1999 e primeiro ministro nas eleições de fevereiro de 2001.
Opinião
A minha acho que com este post está explicita, quem julga que ele ficará por aqui, desengane-se. A vossa? Não sei, se quiserem digam.

agosto 19, 2005

O Meu Sonho Habitual


Tenho ás vezes um sonho estranho e penetrante
Com uma desconhecida, que amo e que me ama
E que, de cada vez, nunca é bem a mesma
Nem é bem qualquer outra, e que ama e compreende.

Porque me entende, e o meu coração, transparente
Só pra ela, ah!, deixa de ser um problema
Só pra ela, e os suores da minha testa pálida,
Só ela, quando chora, sabe refrescá-los


Será morena, loira ou ruiva? - Ainda ignoro.
O seu nome?Recordo que é suave e sonoro
Como esses dos amantes que a vida exilou.

O olhar é semelhante ao olhar das estátuas
E quanto á voz, distante e calma e grave, guarda
Inflexões de outras vozes que o tempo calou.

Paul Verlain " Poemas Saturnianos e Outros"
Edição Assírio & Alvim- 1984

agosto 17, 2005

Woodstock


Agosto, 15, 16 e 17 de 1969, o espectáculo começou com Joe Cocker (com a brilhante interpretação de "With A Little Help From My Friends", dos Beatles), Country Joe & The Fish e uma chuva torrencial - que ameaçou acabar com o concerto, mas só veio trazer a lama como mais uma marca inesquecível do evento. Depois seguiram Ten Years After, The Band, Blood, Sweat & Tears, Paul Butterfield, Johnny Winter, Crosby, Stills, Nash & Young, Sha Na Na, Santana, The Who,The Grateful Dead, Janis Joplin,e muitos outros.Finalmente, a performance mais demoníaca. Jimi Hendrix subiu ao palco para fechar o festival e saiu de lá na manhã do dia seguinte. Acompanhado pela banda Gypsy Sons And Rainbows (composta por Mitch Mitchell na bateria, Billy Cox no baixo, Larry Leeds na guitarra, Jerry Valez e Juma Sultan na percussão)tocouos seus maiores clássicos e fixou o seu nome à importância do festival. Simplesmente, não se pode recordar Woodstock sem ter a imagem de Hendrix na cabeça , Jimi Hendrix, com a cena mais marcante: um Hendrix possuído tocando "Star Spangled Banner", música que, a partir daquele momento, deixou de ser o hino dos Estados Unidos para ser, definitivamente, o hino de Woodstock.

agosto 16, 2005

Henry David Thoreau (1817-1862)


A Desobediência Civil
"Aceito com entusiasmo o lema "O melhor governo é o que menos governa"; e gostaria que ele fosse aplicado mais rápida e sistematicamente. Levado às últimas conseqüências, este lema significa o seguinte, no que também creio: "O melhor governo é o que não governa de modo algum"; e, quando os homens estiverem preparados, será esse o tipo de governo que terão. O governo, no melhor dos casos, nada mais é do que um artifício conveniente; mas a maioria dos governos é por vezes uma inconveniência, e todo o governo algum dia acaba por ser inconveniente"

"No entanto, quero me pronunciar em termos práticos como cidadão, distintamente daqueles que se chamam antigovernistas: o que desejo imediatamente é um governo melhor, e não o fim do governo. Se cada homem expressar o tipo de governo capaz de ganhar o seu respeito, estaremos mais próximos de conseguir formá-lo"

agosto 14, 2005

South Park


Há momentos inesquecíveis como aquele da parabólica que salta do traseiro de Cartman e a cena em que um elefante que faz amor com uma porca. E tudo começou com dois estudantes do Colorado, Matt Stone e Trey Parker que fizeram uma história intitulada Jesus vs Frosty – The Original Spirit of Christmas, onde algumas crianças fazem um boneco de neve que ganha vida e começa a matar toda a gente. Depois aparece Jesus que corta a cabeça do boneco com a sua auréola. Este foi o embrião de South Park e de personagens como Kenny, Cartman ou o Chefe. Seguiu-se um vídeo, baseado neste primeiro, que a televisão americana Fox usou como cartão de Natal animado e que foi um êxito imediato. Diz-se mesmo que George Clooney comprou 300 cópias de Spirit of Christmas para oferecer aos amigos. Agora a série IV do South Park está na Sic Radical.

Terminou a Fuga


É isso mesmo, estou de volta e é compensador voltar e saber do vosso apoio.


"A Amizade diminui as distâncias....Embora longe, o amigo seja alguém perto de nós...A Amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano"

agosto 09, 2005

Vou bronzear...


Pois é caros amigos das minhas Fugas, é bem provável que comece amanhã, apenas por uns dias, um pequeno periodo a " bronzear" no HDF, pois parece que me querem dar umas marteladas no calháu, que por obra de não sei do quê, resolveu ficar encalhado no meu rim, provavelmente sente-se lá bem - tambem eu me sentiria - apanhava com uma "verdinhas", mas agora lindo.... apanhas com Luso.
Fiquem bem... eu volto em breve desta Fuga.
Vagabundo

agosto 05, 2005

F.M.I.

Mãe, eu quero ficar sozinho... Mãe, não quero pensar mais... Mãe, eu quero morrer mãe.Eu quero desnascer, ir-me embora, sem ter que me ir embora. Mãe, por favor, tudo menos a casa em vez de mim, outro maldito que não sou senão este tempo que decorre entre fugir de me encontrar e de me encontrar fugindo, de quê mãe? Diz, são coisas que se me perguntem? Não pode haver razão para tanto sofrimento. E se inventássemos o mar de volta, e se inventássemos partir, para regressar. Partir e aí nessa viajem ressuscitar da morte às arrecuas que me deste. Partida para ganhar, partida de acordar, abrir os olhos, numa ânsia colectiva de tudo fecundar, terra, mar, mãe... Lembrar como o mar nos ensinava a sonhar alto, lembrar nota a nota o canto das sereias, lembrar o depois do adeus, e o frágil e ingénuo cravo da Rua do Arsenal, lembrar cada lágrima, cada abraço, cada morte, cada traição, partir aqui com a ciência toda do passado, partir, aqui, para ficar...
Pra quem tiver coragem este texto pode ser lido em http://fmi.com.sapo.pt/

Para uma Mulher


Para vós são estes versos, pela consoladora
Graça dos olhos onde chora e ri um sonho
Doce, pela vossa alma pura e sempre boa,
Versos do fundo desta aflição opressora.

Porque, ai! o pesadelo hediondo que me assombra
Não dá tréguas e, louco, furioso, ciumento,
Multiplica-se como um cortejo de lobos
E enforca-se com o meu destino que ensangüenta!

Ah ! sofro horrivelmente, ao ponto de o gemido
Desse primeiro homem expulso do Paraíso
Não passar de uma écloga à vista do meu !

E os cuidados que vós podeis ter são apenas
Andorinhas voando à tarde pelo céu
- Querida - num belo dia ameno de setembro
Paul Verlaine (1844-1896)

agosto 04, 2005

Para os amigos


Amo os amigos que tenho
Em conjunto reunidos
Construimos pirâmides
Em honra da nossa Fuga


" Poemas de caderno" - Jim Morrison

agosto 03, 2005

Para Pamela Susan

Jim Morrison, dedicado á Pam:

Penso que eu era uma vez
Penso que nós eramos
Teu leite é meu vinho
Minha seda, teu brilho
Abismos (escritos inéditos)
Jim Morrison
Assirio & Alvim
3ª Edição

agosto 02, 2005

Carlos Marighella

Liberdade
Não ficarei tão só no campo da arte,
e, ânimo firme, sobranceiro e forte,
tudo farei por ti para exaltar-te,
serenamente, alheio à própria sorte.

Para que eu possa um dia contemplar-te
dominadora,em férvido transporte,
direi que és bela e pura em toda parte,
por maior risco em que essa audácia importe.

Queira-te eu tanto, e de tal modo em suma,
que não exista força humana alguma
que esta paixão embriagadora dome.
E que eu por ti, se torturado for,
possa feliz, indiferente à dor,
morrer sorrindo a murmurar teu nome”

São Paulo, Presídio Especial, 1939

agosto 01, 2005

Ayurveda: a mais antiga de todas as medicinas


O Ayurveda, o antigo método de cura olística praticado na Índia desde há 5000 anos, tem por objectivo alcançar a saúde devolvendo ao indivíduo a comunhão com a natureza. Factores como a dieta, o clima, o local e a hereditariedade são tidos em conta no diagnóstico e no tratamento (que inclui exercícios, receitas herbáticas, dieta e meditação). Esta abordagem concisa e competente explica, de modo claro, esta secular medicina, guiando-nos na descoberta dos nossos próprios caminhos para a saúde e o bem-estar.