agosto 25, 2005

As castas na India

Os Dalits considerados os " intocáveis", ocupam o ultimo lugar no sistema de castas hindu. Vivem abaixo dos limites da pobreza, da dignidade e de tudo o que é injustiça neste mundo. "Intocáveis" porque, segundo a religião hindu, o contacto com eles torna-nos impuros. São cerca de 160 milhões na India, 250 milhões no mundo.
A Campanha Nacional pelos Direitos Humanos dos Dalits ghts – HRCDHR) após o seminário "Da frigideira para o fogo: a discriminação das castas no contexto global" emitiu um relatório conhecido como Black Paper, algumas das conclusões a seguir, as discrimino. O documento pode ser visto em:
http://forumsocialmundial.org.br/
-menos de 31% dos dalits têm electricidade em casa e mais de 50% vivem abaixo da linha de pobreza.

-dois-terços da população é analfabeta.
-85% não possuem qualquer terra de cultivo.
-as mulheres constantemente são violadas e sofrem humilhações.
-em apenas dois anos (de 1995 a 1997), foram cometidos mais de 90 mil crimes contra membros da comunidade dalit.
-a maior parte das vagas reservadas para a população dalit não é preenchida.

Esta foi uma Fuga triste.


12 comentários:

gaivotadaria disse...

Sempre que leio sobre a miseria na India lembro-me sempre de um livro que li casualmente mas que interiorizei de tal forma que ainda hoje parece que lá estive lado a lado com as personagens do livro :"Cidade da Alegria"de Dominique Lapierre, um livro não conhecido, uma narrativa simples mas carregada de emoções e tão realista na tristeza que nunca irei esquece-lo.

francis disse...

Sem palavras...

mocho disse...

Olá, Vagabundo, pois é, hoje andaste por terras bem tristes. A India, já de si, é um país pobrérrimo mas o sistema de castas torna esta sociedade ainda mais miserável. Onde não há instrução normalmente não há direitos ou valores. Há poder, há violência, há ignorância e, acima de tudo, o sofrimento calado. Fica bem, amigo.

M&D disse...

Um mal de uma outra sociedade...
Um Abraço

M&D disse...

Tens razão.
Não penso que nunca devemos baixar os braços.
Um abraço

Clitie disse...

E isto é o que se sabe...

Bjks

Anónimo disse...

E triste termos conhecimento desta
verdadeira realidade em pleno séc.XXI,mas como todos nós estamos aqui (terra)para evoluir,entao tambem estes povos têm o seu tempo para crescer,espero que nao levem muito tempo, pois 2000 anos já era tempo suficiente para se aprender algo,mas tudo leva o seu tempo.
Bjcas...Daisy.

?©???d¡®?©? disse...

A realidade do mindo, que se confunde com a nossa própria realidade...
Vagabundo, obrigado por teres partilhado este post que nos faz reflectir mais sobre a "vida" longe e tão perto, numa altura em que já não se deveria ouvir falar de miséria de uma forma tão acentuada.
Bjs

Nina disse...

Triste mesmo :(

Olá :)

Conheci o teu blog através do da Francis...convido-te a visitares o meu.

Beijokas

Armando S. Sousa disse...

Aqui muitos assuntos que eu gosto!
Desejo-te um bom fim de semana,
Jim "Vagabundo" Morrison.
Um abraço.

Leonoretta disse...

pode ser uma fuga triste mas necessaria ao conhecimento de todos. a vida nao sao so poemas de amor.gostei do teu comentario no meu sitio.e vim ca ver como era o teu, rs
abraço da leonor

Marcia disse...

Eu simplesmente estou extasiada com teu sitio e não tenho palavras pra te explicitar isso, a não ser te comunicar esse fato...tudo que vi aki é da mais perfeita inspiração e informação.
Muito bom, e muito completo teu lugar!
Abraços.