julho 10, 2005

Milorad Pavic


DICIONÁRIO KAZAR
"O autor actual deste livro garante que o leitor não será condenado a morrer depois de o ter lido, como foi o destino dos seus predecessores, em 1691, quando o Dicionário Khazar ainda estava na sua primeira edição e quando o seu autor ainda vivia. A propósito dessa 1ª edicão é necessário fornecer algumas informações, mas, a fim de não se estender inutilmente, o lexicógrafo propõe um acordo ao leitor: ele escreverá as suas observações antes do jantar; o leitor lê-las-á depois das refeições. Assim, a fome impulsionará o escritor a ser breve e o leitor, saciado, não achará a introdução demasiado longa."
O Dicionário Khazar conta três versões da conversão do [Khazar]: a versão cristã, a versão islâmica e a versão judaica. É um romance em forma de dicionário. O livro é composto por três dicionários em que algumas das entradas são repetidas e por vezes podem contradizer-se entre si. O livro vem em duas versões, uma versão masculina e uma versão feminina.
Segundo o livro, os [Khazar] habitaram uma região lá para os lados do mar negro e foram exterminados no século IX. Pouco antes desse acontecimento, o seu chefe convocou representantes das três grandes religiões das redondezas com o intuito de escolher uma."

3 comentários:

Anónimo disse...

Nunca tinha ouvido falar. Este livro é um dicionário a fugir para a biblia, ou mesmo só um dicionário?

Vagabundo disse...

Foge para as 3 religiões, e sinceramente já os tentei ler por 2 ou 3 vezes e tive que parar...exige muito

Anónimo disse...

This is very interesting site... » » »