A filosofia Rastafari começa a ser propagada pelo mundo e principalmente junto dos negros Jamaicanos e da sua comunidade em Fuga pelo Mundo. BOB MARLEY foi um desses negros. Marley vivia na favela Trench Town (Cidade do Esgoto), assim chamada por ter sido construída sobre as valas de drenagem dos esgotos de Kingston, um cenário de pobreza e injustiça social.
O cenário ideal para Marley, Bunny e Peter Tosh porem em pratica uma filosofia de música que é influencia por uma filosofia de vida "O Rastafari é um Revolucionário, não se intimida, não aceita ser comprado. Luta sozinho com a sua música" Bob Marley.
O movimento dos Rastafari estava no auge, quando Sua Magestade Imperial o Imperador Hailé Selassié da Etiópia, visita a Jamaica num claro incentivo á redenção e á libertação.
A 5 de Dezembro de 1976 Marley anuncia um concerto gratuito em Kingstone, como forma de criar uma necessidade de paz nas ruas onde a desordem era total, restos da violência social deixada em testamento pelo Imperialismo Espanhol e Inglês."Quando me lembro do estalar do chicote, o meu sangue fica gelado, lembra-me um navio de escravos, quando brutalizavam a minha alma" Bob Marley.
Nesse mesmo dia o Governo Jamaicano é acometido por uma micose verbal, e marca eleições para o dia 20. Na tarde do concerto Bob Marley sofre uma tentativa de assassinato. ( humm… Scotland Yard? CIA? Há quem diga que sim!)
Apesar de uma breve aparição Marley sobe ao palco numa clara provocação aos seus agressores "O governo transfere para o povo toda sua fúria e sofrimento"Bob Marley.
Em 1980 Marley é o convidado de honra nas cerimónias de Independência do então libertado Zimbabué.
Em Maio de 1981 vitima de cancro, Marley parte para ZION. "Já estive aqui antes e voltarei, ainda não terminei esta viagem" Bob Marley
"A cura de uma Nação. Erva como fruta. Mantenha-se saudável e com a mente alerta"Bob Marley.
Fugas do Vagabundo